Como bloquear células específicas no Excel - Excel Descomplicado

Como bloquear células específicas no Excel

Por mais que você possa bloquear uma planilha completamente ou até mesmo toda a sua pasta de trabalho, você pode também escolher quais células bloquear e quais deixar livres para edição e inserção de conteúdo.

 

Caso você prefira o conteúdo desse post em vídeo, confira logo abaixo. Caso não, é só continuar a leitura 🙂


Neste post estou utilizando a versão 2016 do Excel, mas vale lembrar que você encontra essa opção também em versões anteriores, como 2013 e 2010.

Por padrão, todas as células de uma planilha já são previamente bloqueadas. No entanto, isso não significa nada em uma planilha até que ela seja protegida, e, por padrão, nenhuma planilha é marcada como protegida; isso deve ser feito pelo usuário.

Tomando isso como princípio, devemos pensar o seguinte: você tem mais células a serem bloqueadas ou mais células a serem liberadas para edição? Basta selecionar a célula específica ou intervalo ao qual você deseja aplicar essas alterações e dar um clique com o botão direito. Em seguida, basta acessar a opção Formatar Células, conforme você observa na imagem a seguir.

 

Clique em Formatar Células para verificar e alterar as propriedades de uma célula

 

Com a janela aberta, clique na guia Proteção e veja o status atual da célula.

 

Guia Proteção da janela Formatar Células, contendo as opções de bloqueio

 

Faça a modificação adequada para essa célula. Lembrando que, quando você seleciona intervalos completos para realizar essa modificação, todas as células abrangidas pelo intervalo serão alteradas.

Assim que você definir quais células serão bloqueadas e quais não serão, é hora de proteger a sua planilha para que o procedimento tenha efeito. Para isso, clique na guia Revisão e, em seguida, na opção Proteger Planilha.

 

Clique em Proteger Planilha na guia Revisão

 

Na janelinha que surge você deve definir quais opções são permissíveis ao usuário. Por exemplo, talvez você queira proteger suas células contra edição, mas permitir que o usuário consiga aplicar filtros nelas. Marque as exceções desejadas (caso tenha) e, caso ache necessário, defina uma senha de desbloqueio. Essa senha será pedida se o usuário decidir desbloquear sua planilha e se você precisar realizar modificações em células protegidas.

Lembre-se: proteger uma planilha sem senha pode ser útil, mas usuários que sabem como desbloquear esse recurso podem fazê-lo facilmente, portanto é recomendável que você utilize uma senha de desbloqueio.

 

Selecione as opções permitidas ao usuário e, se desejar, defina uma senha de desbloqueio

 

Agora, toda vez que você tentar editar uma célula protegida, uma mensagem surgirá na tela indicando que o conteúdo está bloqueado.

 

Mensagem indicando que uma célula está protegida contra edição

 

Se você possui várias planilhas em um mesmo arquivo, você deve realizar esses procedimentos em todas elas caso tenha células a serem bloqueadas em todas.

Para desbloquear sua planilha (caso deseje editar um conteúdo protegido, por exemplo), basta acessar novamente a guia Revisão e clicar em Desproteger Planilha.

 

Clique na guia Revisão e depois em Desproteger Planilha

 

Caso uma senha tenha sido usada no procedimento de proteção, esta será pedida para realizar o desbloqueio.

 

Fácil, né? 😉 Se tiver qualquer dúvidas ou acréscimos a fazer sobre esse conteúdo, basta deixá-los nos comentários.

 

Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas, vídeos, novidades, artigos e material gratuito sobre Excel no seu e-mail semanalmente?

Inscreva-se abaixo 🙂