Como usar cores exatas através de código RGB no Excel - Excel Descomplicado

Como usar cores exatas por código RGB no Excel

Você já olhou com atenção para a paleta de cores do Excel (ou de qualquer outro programa)? Além das cores padrão, é possível também utilizar cores personalizadas, ajustando uma cor mais específica com uma determinada tonalidade, por exemplo. Mas… e se você precisasse utilizar na sua planilha EXATAMENTE a mesma cor que utilizou em uma determinada célula, ou até mesmo em uma planilha diferente, ou quem sabe até em um arquivo diferente, como um texto do Word, uma imagem do Photoshop ou uma apresentação do PowerPoint? Não uma cor parecida, não uma cor com uma tonalidade idêntica; estamos falando exatamente da MESMA cor! É mais simples do que você pensa 😀

 

Se preferir o conteúdo deste post em vídeo, é só conferir abaixo. Caso não, é só prosseguir 🙂


Existem alguns padrões que classificam as cores, como o RGB, o CMYK e o HSL, por exemplo. Cada cor é tratada como um código diferente dentro desses classificadores. Agora você já deve ter imaginado aonde queremos chegar. Se cada cor tem um código único, então basta saber qual é esse código e aplicá-lo no local desejado 🙂

O Excel trabalha com RGB e HSL, mas vamos nos focar apenas no padrão RGB. Observe a imagem abaixo. A primeira célula tem uma cor de preenchimento específica que eu desejo utilizar como cor de fonte do texto da outra célula. Nesse caso, o pincel de formatação não funciona, pois ele aplicaria, na segunda célula, a cor de preenchimento da primeira. Eu não quero a cor de preenchimento; quero essa mesma cor para ser usada como cor de fonte.

 

Intervalo com a cor de preenchimento desejada

 

Para sabermos qual é exata cor usada como preenchimento, antes de tudo temos que selecionar a célula que contém essa cor. Com essa célula selecionada, basta acessar a ferramenta que corresponde à aplicação dessa cor. Como assim? Bem, se a cor é uma cor de preenchimento, então temos que acessar a ferramenta Cor de preenchimento.

Clicando nela, basta acessar a opção Mais Cores…

 

Opção Mais Cores da paleta de cores

 

Em seguida, é só acessar a guia Personalizar. É nessa guia em que você pode personalizar suas cores e trocar as tonalidades. Mas não é bem isso que nos interessa. Note que, na parte inferior, você consegue ver os códigos do modelo de cor RGB daquela cor.

 

Código RGB relacionado à cor selecionada na guia Personalizar da paleta de cores adicionais

 

Pronto 😀 Basta copiar os números, nesta exata ordem. Para usar essa cor, selecione a célula que receberá a cor e a ferramenta de formatação desejada (cor de fonte, cor de preenchimento, borda…). No nosso caso, como queríamos aplicar essa cor como cor de fonte da célula à frente, então a ferramenta necessária foi a cor da fonte. Em seguida, abra a mesma janela de cores personalizadas e troque os códigos!

 

Cor de fonte aplicada à segunda célula

 

Se você estiver utilizando outro programa, procure pela janela de cores personalizadas e encontre o código RGB correspondente à cor desejada.

Se você tem um formato de cor hexadecimal, você pode utilizar um conversor online para RGB, como esse aqui.

Gostou? Bem útil, né? Se tiver alguma sugestão ou comentário, use a seção de comentários à vontade 🙂

 

Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas, vídeos, novidades, artigos e material gratuito sobre Excel no seu e-mail semanalmente?

Inscreva-se abaixo 🙂