Como criar modelos no Excel

Criar modelos no Excel é um procedimento mais simples do que você imagina! Basta apenas alterar a extensão do arquivo no momento de salvá-lo. Mas preste atenção aos conceitos envolvidos nesse tema, porque um arquivo do tipo modelo comporta-se de forma diferente de um arquivo comum do Excel.

 

Caso você prefira o conteúdo desse post em vídeo, confira logo abaixo. Caso não, é só continuar a leitura 🙂


Neste post estou utilizando a versão 2016 do Excel, mas vale lembrar que você encontra essa opção também em versões anteriores, como 2013 e 2010.

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente o que é um modelo no Excel. Modelos são arquivos prontos, com campos e formatações predeterminados e que servem como base para a criação de outros arquivos. Por exemplo, você pode criar um modelo de planilha de cadastro de produtos e distribuí-lo pelas filiais de sua empresa. O “rascunho” será mantido. Todas as informações inseridas serão salvas em um novo arquivo criado a partir daquele. Deu pra entender? 🤔  No vídeo acima você consegue ter exemplos mais práticos de como isso funciona.

Vamos pegar uma planilha simples de cadastro como exemplo. Vamos supor que, por algum motivo, você queira que cada cliente cadastrado seja mostrado em uma planilha diferente. Este seria então o esboço:

 

Exemplo de planilha para ser usada como modelo

 

Enquanto você cria seu esboço, você pode salvar sua planilha normalmente como um arquivo comum do Excel (com extensão XLS ou XLSX). Assim que seu arquivo estiver pronto, é hora de criar o arquivo do tipo de modelo. Para isso, acesse o menu Arquivo e selecione a opção Salvar Como.

 

Acesse o menu Arquivo e escolha a opção Salvar Como

 

Na janela Salvar Como, antes de qualquer coisa, clique na opção para escolher o tipo de arquivo e selecione Modelo do Excel.

 

O tipo de arquivo deve ser Modelo do Excel

 

Eu disse “antes de qualquer coisa” porque, se você definir primeiramente o local de salvamento para depois escolher o tipo de arquivo, o Excel redirecionará o salvamento de sua planilha para uma pasta específica de modelos do programa. Portanto, escolha antes o tipo de arquivo e depois o local de salvamento e o nome que você dará ao seu modelo.

Lembre-se de que, caso sua planilha possua macros, você deve escolher a opção Modelo Habilitado para Macro do Excel. Caso você precise editar seu modelo em versões muito antigas do Excel e não quer ter problemas de compatibilidade, escolha Modelo do Excel 97-2003.

Depois do tipo de arquivo definido, o nome e o local de salvamento, basta salvar sua planilha. A extensão de um modelo do Excel é XLTX.

A partir de agora tudo o que você alterar ou acrescentar em sua planilha não será incluso nela. Assim que você clicar em Salvar, o Excel abrirá a janela Salvar Como para que você crie um novo arquivo baseado naquele. Dessa maneira, sua planilha que serve de modelo será mantida da mesma forma que você salvou.

Note também as diferenças entre os ícones de uma planilha comum e de um modelo. Veja como é simples identificá-los.

 

Diferenças entre os ícones de uma planilha comum e um modelo

É possível editar um modelo?

 

Sim. Para fazer isso, você pode abrir o modelo salvo, realizar as alterações necessárias e, em seguida, salvar esse arquivo novamente como modelo, criando para ele um nome diferente. Em seguida, se desejar, pode apagar o modelo anterior 😉 

 

Rápido e simples, né? 😉 Se tiver qualquer dúvidas ou acréscimos a fazer sobre esse conteúdo, basta deixá-los nos comentários.

 

Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas, vídeos, novidades, artigos e material gratuito sobre Excel no seu e-mail semanalmente?

Inscreva-se abaixo 🙂