Como utilizar o pincel de formatação no Excel

Presente na maioria dos programas do Office, o pincel de formatação é utilizado quando queremos copiar a formatação de um determinado local e aplicá-la em outro. Vale lembrar que o pincel de formatação copia apenas a formatação, e não o conteúdo da célula ou intervalo. Por exemplo, se sua célula contém o texto “Orçamento” e está formatada com fonte Arial, tamanho 16, em negrito, cor de fonte verde e cor de preenchimento cinza, somente essas formatações serão copiadas; o texto não.

Caso você prefira o conteúdo desse post em vídeo, confira logo abaixo. Caso não, é só continuar a leitura 🙂


Neste exemplo a versão do Excel utilizada foi a 2016, mas você encontra essa ferramenta em versões anteriores também, como a 2013 e 2010, por exemplo.

Antes de qualquer coisa, precisamos primeiro saber onde está essa ferramenta 🙂

O pincel de formatação está no grupo Área de transferência da guia Página Inicial, como você nota na imagem a seguir.

 

Ferramenta Pincel de Formatação na guia Página Inicial

 

Dê uma olhada na imagem a seguir: temos um texto formatado com fonte, cor e tamanho personalizados e outro texto sem formatação específica ainda.

 

Uma célula com a formatação desejada e outra onde a mesma formatação será usada

 

Supondo que queiramos aplicar no segundo texto exatamente a mesma formatação do primeiro, devemos clicar no primeiro texto e em seguida no pincel de formatação. Perceba que o cursor do mouse assume a forma de um pincel. Em seguida, é muito fácil: basta clicar no local onde você quer aplicar essa formatação, ou seja, no segundo texto.

 

Formatação aplicada através do pincel de formatação

 

Bem simples, né? E você não precisa ficar limitado apenas à sua planilha atual, ok? Dá pra usar o pincel de formatação entre planilhas diferentes que estão abertas. Também dá pra usar a ferramenta entre intervalos de células e alguns objetos gráficos.

Vale novamente ressaltar que o pincel de formatação é usado apenas para copiar a formatação, ok? Para copiar o conteúdo de uma célula, como seu texto ou suas fórmulas, você deve utilizar as opções Copiar e Colar.

 

Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas, vídeos, novidades, artigos e material gratuito sobre Excel no seu e-mail semanalmente?

Inscreva-se abaixo 🙂