Como salvar planilhas do Excel como imagens

Às vezes você precisa que sua planilha seja usada em outro programa ou mesmo enviada para alguém que não tem Excel para abri-la, não é mesmo? Salvá-la como imagem pode ser uma ótima opção! Entretanto, usar captura de tela nem sempre funciona, principalmente em planilhas muito extensas. E engana-se se você pensa que irá precisar de programas avançados de edição de imagens: tudo o que você precisa, além do Excel, é do Paint 🙂

 

Caso você prefira o conteúdo desse post em vídeo, confira logo abaixo. Caso não, é só continuar a leitura 🙂


Neste post estou utilizando a versão 2016 do Excel, mas vale lembrar que você encontra essa opção também em versões anteriores, como 2013 e 2010.

Com a sua planilha aberta, você precisa selecionar a parte que será salva como imagem. No exemplo abaixo, por exemplo, o arquivo possui duas partes, mas salvaremos apenas a primeira como imagem. Basta selecioná-la 🙂

 

Selecione a parte da planilha que você deseja salvar como imagem

 

Agora você precisa copiar esse conteúdo. Para isso, com o intervalo ainda selecionado, acesse a guia Página Inicial e, no grupo Área de Transferência, clique sobre a opção Copiar. Você também pode usar o atalho Ctrl+C, se preferir (para sistemas Windows).

 

Clique na opção Copiar

 

Agora você pode usar tanto a mesma planilha quanto uma nova planilha em branco. Eu sempre prefiro criar uma nova planilha em branco.

 

Se preferir, crie uma nova planilha em branco para colar o conteúdo

 

Vamos agora colar o conteúdo que copiamos. Mas não da forma convencional 🙂

Clique na setinha da opção Colar, que também está no grupo Área de Transferência da guia Página Inicial, conforme você observa na imagem a seguir. Não use, para esse caso, o atalho Ctrl+V, ok?

 

Clique na setinha da opção Colar

 

Em seguida, clique na opção Imagem, para que a cópia do conteúdo seja colada como se fosse simplesmente uma imagem.

 

Clique na opção Imagem

 

Pronto! Agora sua planilha foi colada como imagem.

 

Planilha colada como imagem

 

O próximo passo é copiar a imagem para que possamos salvá-la como arquivo. Para isso, com essa imagem selecionada, clique na opção Copiar, que a gente já conhece e usou anteriormente 🙂

 

Clique na opção Copiar

 

Agora é você quem decide qual programa irá usar. Se você já entende de programas de edição de imagem e tem algum aí instalado, pode usá-lo tranquilamente. Se preferir, pode usar o Paint. Para isso, abra o Paint no seu computador. Vale ressaltar que ele pode estar diferente de como a imagem se apresenta aqui e também pode variar entre versões diferentes de sistemas operacionais. Entretanto, você irá encontrar as opções que iremos usar em qualquer versão.

 

Abra o Paint

 

Clique na opção Colar.

 

Clique na opção Colar

 

Perceba que o conteúdo foi colado na área de desenho. No entanto, dependendo do tamanho de sua planilha, pode ser que tenha sobrado um espaço em branco. Temos que retirar esse espaço em branco para que ele não seja salvo juntamente com a nossa imagem. Este procedimento requer bastante atenção, ok?

Quando o conteúdo é colado, é a imagem que fica selecionada. Qualquer ajuste de tamanho será aplicado à imagem. Não é isso que queremos, já que nosso objetivo é retirar a parte excedente. Você deve clicar na parte excedente da imagem (a área cinza) para que a alça de ajuste de tamanho seja aplicada à área total, conforme você vê na imagem abaixo.

 

Clique fora da área de desenho para que a alça seja destacada

 

Agora sim iremos ajustar o tamanho 🙂

É simples! Basta clicar na alça de ajuste (que está destacada na imagem acima com um círculo), segurar o clique e arrastá-la até atingir a área de sua imagem.

 

Ajuste a alça da área de desenho para que apenas a imagem ocupe a área

 

Prontinho! Depois que sua imagem estiver perfeitamente encaixada na área de desenho, sem nenhuma sobra, você pode finalmente salvá-la \o/

Basta clicar no menu Arquivo e depois em Salvar.

Na opção Tipo, você pode escolher a extensão desejada para sua imagem: JPG, PNG, GIF, BMP… Depois é só dar um nome à imagem e salvá-la. Agora você tem sua planilha como imagem e pode usá-la em qualquer outro programa 😀

 

Escolha a extensão de sua imagem

 

Opção Extra

 

Há uma opção extra para realizar esse mesmo procedimento no Excel. Entretanto, essa opção pode não estar disponível em todas as versões.

Depois que selecionar a área que deseja transformar em imagem, você pode clicar na setinha da opção Copiar e selecionar diretamente Copiar como Imagem. Dessa maneira, o conteúdo já entra na área de transferência como uma imagem 🙂

 

Você pode clicar diretamente em Copiar como imagem

 

Aí é só abrir o Paint, colar sua imagem e fazer os ajustes necessários. Bem mais prático, né? 😀

Espero que tenha sido útil. Se tiver qualquer dúvida ou souber de uma maneira mais prática de realizar os mesmos procedimentos, é só deixar aí nos comentários. Até uma próxima!

 

Assine nossa newsletter!

Quer receber dicas, vídeos, novidades, artigos e material gratuito sobre Excel no seu e-mail semanalmente?

Inscreva-se abaixo 🙂